sábado, 31 de julho de 2010

Tome Ciência

Apresentado pelo jornalista André Motta Lima, o programa conta com a participação de um Conselho Científico integrado pelas entidades vinculadas à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, permitindo que cientistas de várias especialidades debatam temas da atualidade.

Para assistir acesse
http://www.tomeciencia.com.br/programas.htm

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Grande prác#$&*(#¨*&¨@&*

Astrônomos encontram "maior estrela do universo".


Estrela tem massa 265 vezes maior do que a do sol e é 10 milhões de vezes mais brilhante do que o astro.

Astrônomos britânicos descobriram o que se acredita ser a maior estrela do universo, cuja massa atual é 265 vezes maior do que o sol e a luminosidade cerca de 10 milhões de vezes mais intensa.

No Chile, da Organização Europeia para a Investigação Astronômica no Hemisfério Sul (ESO, na sigla em inglês) - que reúne 14 países - e informações de arquivo capturadas pelo telescópio espacial Hubble, da agência americana (Nasa), a equipe liderada pelo astrofísico Paul Crowther, da Universidade de Sheffield, calculou que a massa da estrela gigante teria sido 320 vezes maior que a do sol no momento de sua formação, ou seja, pelo menos o dobro da massa da maior estrela já encontrada.
A estrela, batizada de RMC 136a1, faz parte do agrupamento de estrelas jovens RMC 136a. Os astrônomos também encontraram outras estrelas imensas no agrupamento NGC 3603.
Ambos agrupamentos estelares foram apelidados de "fábricas de estrelas", já que novos astros se formam constantemente a partir da extensa nuvem de gás e poeira das nebulosas.
O NGC 3603 fica a 22 mil anos-luz do sol, na Nebulosa da Tarântula, e o RMC 136a fica em uma galáxia vizinha à nossa, a 165 mil anos-luz de distância, a Grande Nuvem de Magalhães.
Segundo o artigo publicado na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, a expectativa é de que estrelas colossais como as encontradas existam apenas durante alguns milhões anos, antes de explodirem.
A existência de estrelas como essas, afirmam astrônomos, era mais comum no início do universo.

Planetas

Ainda segundo os cientistas, é pouco provável que alguma dessas estrelas venha a ter planetas orbitando a seu redor, já que demoram mais tempo para serem formados que a "curta" vida das estrelas.
Muitas das estrelas observadas têm temperatura superior a 40 mil graus centígrados - mais de sete vezes superior à temperatura do sol - além de serem dezenas de vezes maiores e milhões de vezes mais brilhantes que o astro.
Ao contrário dos humanos, essas estrelas nascem pesadas e vão perdendo peso ao envelhecer", disse Crowther.
"Com um pouco mais de um milhão de anos, a estrela mais extrema, a RMC 136a1 já está na 'meia idade' e passou por um programa intenso de 'emagrecimento', perdendo mais de um quinto de sua massa inicial neste período, ou mais de 50 massas solares."
Se a RMC 136a1 substituísse o sol em nosso Sistema Solar, "a sua grande massa reduziria a duração de um ano na Terra para apenas três semanas e banharia o planeta em uma radiação ultravioleta incrivelmente intensa, tornando a vida impossível em sua superfíce", afirma Raphael Hirschi, da Universidade de Keele, integrante da equipe.
Estrelas como essas são extremamente raras e se formam apenas nos agrupamentos estelares mais densos.
Se houvesse algum planeta dentro do agrupamento RMC 136, o céu nunca escureceria, já que a densidade de estrelas na região é 100 mil vezes maior do que em torno do sol e muitas delas são extremamente brilhantes.
A descoberta ainda confirmou a hipótese anterior dos astrônomos, de que há um tamanho máximo para estrelas, e a RMC 136a1 levou os cientistas a estenderem este limite.


Minha esposa perguntou porque colocam o nome com números para as estrelas e não usam mitologia. Bem, existe tantas divindades? Acho que talvez na crença do Indianos...

segunda-feira, 12 de julho de 2010

PROVAS PROVAS PROVAS PROVAS...

Prova de aluno é uma prova "viva" de reprodução assexuada.... Nunca acaba...

Para não deixar o Blog MAIS morto segue um texto muito bom sobre o terror da copa (e não foi a Holanda).

http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/arch2010-06-13_2010-06-19.html#2010_06-13_12_17_46-7000670-0


No mais esta semana entre uma aula e outro consegui ler o encadernado que um amigo me emprestou...


Peguei pela equipe criativa (Waid e Leiniu F Yu) mas não vale nada... Eu aprendi a gostar do Superman do BYRNE. E como dizem no MBB, É do BYRNE que vale.
Esta origem insere elementos já descartados como o fato de Clark e Lex já se conhecerem na adolescência (SMALLVILLE hehe). Mas definitivamente, você iriam em uma exposição se alguém tentasse refazer a Mona Lisa. Tudo bem que pode surgir coisa boa mas vai superar?

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Tiras de Física.- Uma boa idéia desperdiçada.

Desde a faculdade quando cursei uma disciplina de ensino de física já pensava em fazer um apanhado de tiras e situações físicas presentes em quadrinhos.

Uma das minhas partipações no Física do Dia-a-Dia

http://www.autenticaeditora.com.br/gutenberg/131

Foi com uma tira de um vestibular da PUC.


Tira aliás já apareceu em DOIS outros vestibulares (Puc novamente e UERJ).

Para o livro acima (COMPRE COMPRE COMPRE) a tira foi refeita. Afinal Maurício de Souza não precisa de uns trocados. A Tira refeita apareceu em um vestibular da UEG (2005)

Mas voltando ao assunto sobre a coletânea de Tiras Física, pensei em fazer com este Blog. Mas uma pesquisa para ajudar uma usuária do MBB em um trabalho na faculdade sobre tirinhas achei o excelente site.
 http://www.ensinodefisica.net/1_THs/molduras/index_ths.htm

Já com uma coletânia de tirinhas com situações físicas.

Em resumo, demorei 10 anos para começar a minha idéia que alguém passou por cima. É a vida...
Agora vamos pensar em outra coisa.

sábado, 3 de julho de 2010

COMPRE JÚLIA!!!!!!!

Nunca fui de fazer campanha para outros ganharem dinheiro. Não que sou uma pessoa MUITO capitalista. Mas sempre achei que trabalhar de graça é para relógio.

Mas estou chateado. Estão querendo(precisando) cancelar uma de minhas revistas preferidas. JÚLIA (para os íntimos) ou J.Kendall - Aventuras de uma criminóloga.









Com o visual da atriz norte-americana Audrey Hepburn conta histórias fechadas, pouco amarradas na "cronologia" (o que desanima leitores de Super-Herois) e escritas pelo criados de Ken Parker, Berardi.
Leia mais aqui http://www.texbr.com/julia/noticias/20040916_julia_apresentacao.htm

A Revista é editada pela Mythos. É cara R$8,90 para uma revista em formatinho e preto e branco. Mas vale MUITO. São, como disse, histórias fechadas. Um verdadeiro C.S.I. psicológico para a resolução dos crimes. Então leitor, se não conhece COMPRE. Se parou de ler COMPRE. Dê uma chance, não para ajudar, se quer ajudar alguém doe para os desabrigados da chuva. Mas COMPRE





MOMENTO NERD.

O MEU NÚMERO 1 É AUTOGRAFADO PELO AUTOR.

Post Ego

Brasil perdeu. Vida normal.

Fim de semana cheio. Festa familiar e churrasco nérdico.

Fim de semestre... louco.

Estado simplesmente diz eu não vai pagar reposicionamento. É muito cara d epau.

Vendo Dr.House 4 temporada e True Blood.

Feliz com a volta de IT CROWD .

A vida continua....