quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Morre Georges Charpak

Morre Georges Charpak, Nobel de Física francês de 1992

Agência AFP
     PARIS -  O francês Georges Charpak, Nobel de Física 1992 por sua descoberta dos detectores de partículas, morreu na quarta-feira, em Paris, aos 86 anos. Cientista apaixonado, inovador do ensino científico nas escolas e membro da Resistência contra os nazistas, Charpak nasceu em 8 de março de 1924 em um gueto judeu do leste da Polônia, e chegou à França aos 7 anos de idade.
Militante antifascista aos 15 anos, Charpak negou-se a usar a discriminatória estrela amarela em 1941, em uma França dirigida pelo regime de Vichy que colaborava com os nazistas. Depois de obter documentos falsos, conseguiu somar-se à resistência contra o ocupante alemão, mas foi detido e deportado para o campo de concentração de Dachau.
Depois da guerra e de obter o título de engenheiro, voltou-se para a pesquisa científica e entrou para a Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN) de Genebra. Em 1992, a Academia de Ciências da Suécia o premiou por "sua invenção e desenvolvimento de detectores de partículas, em especial a câmara proporcional multifio", criada em 1968.
Inspirando-se em seu colega Leon Lederman, do Fermi Nacional Accelerator Laboratory (FERMILAB), localizado perto de Chicago, e especializado na física as partículas nas altas energias, Charpak lançou em 1996 a associação "Com as mãos na massa" para renovar o ensino científico junto às crianças, como a Academia de Ciências que inaugurou em Bogotá, com filiais no Brasil, México, Chile, Afeganistão, Eslováquia e Marrocos.
Aos 84 anos trabalhava em um projeto de aparelho de raios X para beneficiar crianças com problemas de coluna vertebral e muito submetidas a essas radiações. Autor de oito livros entre 1993 e 2008, o desarmamento nuclear também foi outro de seus compromissos de vida. "A Guerra Fria foi um jogo de loucos e tivemos sorte porque não houve um inverno nuclear. Hoje, tudo mudou. Há armas do tamanho de um grapefruit que são fáceis de transportar e o conhecimento se disseminou", declarou Charpak certa vez.
Georges Charpak acreditava que todas as armas nucleares do mundo deveriam ficar sob controle internacional para que Estados como o Irã aceitassem jogar direito o jogo. E que, se essas medidas não fossem tomadas, os terroristas teriam em breve "todo o necessário para dar um bom golpe e chantagear as grandes potências", segundo suas palavras.
Para ele, o uso da energia nuclear no campo civil é algo inevitável frente às necessidades de energia da humanidade.


Quero chegar aos 86 anos com tanta produtividade...

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Indeciso.

Sempre me considerei uma pessoa politizada apesar de nunca me filiar a nenhum partido ou até mesmo sindicato. Normalmente minha tendência é de ser de esquerda. Mas este ano eu estou TOTALMENTE indeciso. Sei em quem NÃO votar mas estou desanimado de votar em todos os cargos. Acho que vou fazer algo que nunca fiz que é anular o voto. Com certeza para governador vou anular ou votar na Vanessa Portugal.

Acho que é reflexo da incopedência e roubalheia dos governantes. E um governo cada vez mais liberal, ou seja mais fraco, acaba que você pensa cada vez menos pois ele é cada vez menos participante. Em países da europa onde o voto é facultativo ultimamente registrou índices superiores a 50% de abstênções.

Tenho 3 dias para decidir meus votos. Neste meio tempo um conselho de classe...

domingo, 12 de setembro de 2010